Publico
Alvo:
Alunos
da
Sala
de
Recurso
Escola:
EMEF
“Novo
tempo”
Período:
2º
semestre
de
2012
JUSTIFICATIVA
As
histórias
possuem
uma
magia
universal
que
é
a
capacidade
de
prender
a
atenção
dos
alunos.
Quem
não
se
lembra
dos
contos
de
fadas
contados
ou
lidos
pelo
pai,
mãe,
tias,
avós
ou
professores?
Quem
não
se
lembra
das
histórias
contadas
remete-nos
a
agradáveis
momentos
vividos
na
nossa
infância
e
que
com
certeza
gostaríamos
de
cultivar
e
compartilhar
com
nossos
alunos.
E,
por
isso
pensou-se
em
explorar
um
pouco
desse
maravilhoso
mundo
de
magia
e
encanto
proporcionado
pela
literatura.
Nesse
projeto
pretende-se,
relembrar
as
histórias
clássicas,
e
contos
que
fizeram
parte
de
nossas
infâncias
e,
se
fazem
presentes
também
na
infância
de
nossos
filhos
e/ou
alunos.
A
história
é
uma
importante
fonte
de
exploração
quando
utilizada
de
forma
a
sensibilizar
a
percepção
e
o
senso
crítico
dos
alunos
leitores
ao
observar
seu
trabalho
e
o
trabalho
dos
outros.
A
história
é
o
meio
no
qual
o
aluno
faz
uma
viagem
ao
mundo
dos
sonhos
e
do
imaginário,
onde
se
podem
ter
todos
os
desejos
realizados,
portanto,
desenvolveremos
na
sala
de
recursos
um
projeto
de
leituras
com
uma
variedade
de
histórias,
dando
assim
a
oportunidade
de
sonhar,
viajar
e
se
apaixonar
pela
arte
de
construir
e
ler
fabulosos
textos,
estimulando
ainda
mais
o
prazer
de
ler
utilizando
o
meio
tecnológicos,
ou
seja,
o
TIC.
OBJETIVO
GERAL
Proporcionar
momentos
de
prazer
através
da
leitura,
ampliando
vocabulário
e
a
organização
de
pensamentos
utilizando
os
meios
tecnológicos
existente
na
escola.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Confrontar realidade e fantasia;
- Aguçar o prazer pela leitura e escrever de forma correta fazendo uso da escrita ou digital;
- Desenvolver a linguagem oral e a capacidade de ouvir;
- Organizar ideias e pensamentos;
- Ampliar o vocabulário;
- Oferecer e ensinar o uso dos meios tecnológicos da escola;
- Auxiliar como fazer pesquisa em sites seguros;
METODOLOGIA
- Conhecer as diversas variedades de Histórias infantis através da internet, inclusive no portal do Professor, BIOES, LINUS com histórias diferentes;
- Dar ênfase em projetos e atividades relacionadas à vida real dos alunos, trabalhando as competências e habilidades que o aluno possui respeitando as suas diferenças.
- Manter uma rotina diária de trabalhos já que estes alunos são APAEE;
- Atividades individuais e em grupo de acordo com a necessidade de cada um;
- Roda de conversa para iniciar a contação de história, tendo com ferramenta a internet, para que haja de fato uma interação mais real para o discente;
- Utilizar sempre recursos audiovisuais: microfone, caixa amplificada em sala...;
- As atividades devem ser explicadas de forma lenta e tranquila, repetindo quantas vezes forem necessárias, (a repetição e rotina de aplicação das atividades, possui grande importância no desenvolvimento deste alunos públicos-alvo da Educação Especial;
- Perguntar ao termino da leitura da historia que será compartilhada, dando oportunidade de cada um fazer a sua leitura de mundo, do seu jeito e o professor apenas mediando caso precise para não perder o gosto pela história;
- Observar como o aluno reage e age em cada situação e atividades aplicadas, como as realiza;Estar atento para auxiliá-lo, para que desenvolva uma melhor forma de trabalho em duplas ou grupos em sala de aula; Pesquisar na interne a história;
- Tentativa de escrita, leitura e releitura vivenciando momentos de descontração, alegria e aprendizado, trabalhar juntamente com o aluno a auto correção de suas atividades;
- Estimular o raciocínio e a atenção em relação ao texto, pintura com lápis de cor o desenho ampliado;
- Utilizar a técnica de dramatizar e fazer reconto, oportunizar a criatividade, imaginação, humor, leitura individual, em grupo e/ou silenciosa, compartilhada, etc;
- Desenvolver habilidades sociais, desenvolver o hábito de ouvir com atenção;
- Fazer o manuseio do computador de forma adequada com intuito de enriquecer e ampliar o vocabulário utilizando Slides de gravuras;
- Desenvolver raciocínio lógico matemático através de vivências e experiências: física, agilidade, equilíbrio, lateralidade e noção de espaço e livre expressão;
- Pesquisa direcionada: (Quais são as leituras que vocês preferem: gibis, livros de histórias, histórias em quadrinhos, poemas, dobraduras de uma história;
- Pintura, desenho, recorte e colagem;
- Assistir Vídeos com contos e histórias com uso do retroprojetor no Lied;
- Contadores de histórias (mães, professores diferentes, convidados, etc);
- Contos de histórias com: fantoches e casinha, avental, caixa mágica,
RECURSOS
- CD de histórias;
- Tapetes;
- Fantoches de diversos tipos;
- TNT;
- Lápis de cor, giz de cera;
- Papéis coloridos;
- Tinta guache,
- Cola, tesoura e pincel,
- Massa de modelar;
- Livros de contos de fadas e histórias infantis;
- Materiais recicláveis entre outros;
- Diferentes tipos de papel;
- CD’S, Retroprojetor, computador, notebook,
- TV, DVD, data show, caixa de som, internet (download – história do Linux);
- Régua;
- Download da história do hagaque...
CULMINÂNCIA:
Encerramento
do
projeto
com
um
dia
de
apresentações
de
histórias
(cada
sala
de
recursos
ficará
responsável
por
uma
apresentação).
AVALIAÇÃO
Acontecerá
no
decorrer
do
projeto
de
acordo
com
a
participação
dos
alunos.
Observar
nos
alunos
os
seguintes
aspectos:
interatividade
com
com
os
meios
tecnológicos,
participação
compartilhada
com
os
colegas,
regras
quanto
o
uso
adequado
das
ferramentas,
disciplina,
organização,
trabalho
em
equipe,
responsabilidade
e
comprometimento
em
aprender
a
utilizar
as
ferramentas
disponíveis
na
escola.