terça-feira, 23 de outubro de 2012

PROJETO: DESCOBRINDO O MUNDO DA LITERATURA COM USO DOS TIC NA SALA DE RECURSO

 
Publico Alvo: Alunos da Sala de Recurso
 
Escola: EMEFNovo tempo
 
Período: semestre de 2012

 

JUSTIFICATIVA
 

As histórias possuem uma magia universal que é a capacidade de prender a atenção dos  


 alunos. Quem não se lembra dos contos de fadas contados ou lidos pelo pai, mãe, tias,  


avós ou professores? Quem não se lembra das histórias contadas remete-nos a agradáveis  

momentos vividos na nossa infância e que com certeza gostaríamos de cultivar e  


compartilhar com nossos alunos. E, por isso pensou-se em explorar um pouco desse  


maravilhoso mundo de magia e encanto proporcionado pela literatura. Nesse projeto  


pretende-se, relembrar as histórias clássicas, e contos que fizeram parte de nossas  


infâncias e, se fazem presentes também na infância de nossos filhos e/ou alunos. A história  

é uma importante fonte de exploração quando utilizada de forma a sensibilizar a percepção  


e o senso crítico dos alunos leitores ao observar seu trabalho e o trabalho dos outros.
 

A história é o meio no qual o aluno faz uma viagem ao mundo dos sonhos e do imaginário,  


onde se podem ter todos os desejos realizados, portanto, desenvolveremos na sala de  


recursos um projeto de leituras com uma variedade de histórias, dando assim a  


oportunidade de sonhar, viajar e se apaixonar pela arte de construir e ler fabulosos textos,  


estimulando ainda mais o prazer de ler utilizando o meio tecnológicos, ou seja, o TIC.

 


OBJETIVO GERAL




Proporcionar momentos de prazer através da leitura, ampliando vocabulário e a  


organização de pensamentos utilizando os meios tecnológicos existente na escola.



 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS  




  • Confrontar realidade e fantasia; 
  • Aguçar o prazer pela leitura e escrever de forma correta fazendo uso da escrita ou digital; 
  • Desenvolver a linguagem oral e a capacidade de ouvir;  
  •  Organizar ideias e pensamentos;    
  • Ampliar o vocabulário;
  •  


    Oferecer e ensinar o uso dos meios tecnológicos da escola; 
  •  


    Auxiliar como fazer pesquisa em sites seguros;

METODOLOGIA
  • Conhecer as diversas variedades de Histórias infantis através da internet, inclusive no portal do Professor, BIOES, LINUS com histórias diferentes;
  • Dar ênfase em projetos e atividades relacionadas à vida real dos alunos, trabalhando as competências e habilidades que o aluno possui respeitando as suas diferenças.
  • Manter uma rotina diária de trabalhos que estes alunos são APAEE;
  • Atividades individuais e em grupo de acordo com a necessidade de cada um;
  • Roda de conversa para iniciar a contação de história, tendo com ferramenta a internet, para que haja de fato uma interação mais real para o discente;
  • Utilizar sempre recursos audiovisuais: microfone, caixa amplificada em sala...;
  • As atividades devem ser explicadas de forma lenta e tranquila, repetindo quantas vezes forem necessárias, (a repetição e rotina de aplicação das atividades, possui grande importância no desenvolvimento deste alunos públicos-alvo da Educação Especial;
  • Perguntar ao termino da leitura da historia que será compartilhada, dando oportunidade de cada um fazer a sua leitura de mundo, do seu jeito e o professor apenas mediando caso precise para não perder o gosto pela história;
  • Observar como o aluno reage e age em cada situação e atividades aplicadas, como as realiza;Estar atento para auxiliá-lo, para que desenvolva uma melhor forma de trabalho em duplas ou grupos em sala de aula; Pesquisar na interne a história;
  • Tentativa de escrita, leitura e releitura vivenciando momentos de descontração, alegria e aprendizado, trabalhar juntamente com o aluno a auto correção de suas atividades;
  • Estimular o raciocínio e a atenção em relação ao texto, pintura com lápis de cor o desenho ampliado;
  • Utilizar a técnica de dramatizar e fazer reconto, oportunizar a criatividade, imaginação, humor, leitura individual, em grupo e/ou silenciosa, compartilhada, etc;
  • Desenvolver habilidades sociais, desenvolver o hábito de ouvir com atenção;
  • Fazer o manuseio do computador de forma adequada com intuito de enriquecer e ampliar o vocabulário utilizando Slides de gravuras;
  • Desenvolver raciocínio lógico matemático através de vivências e experiências: física, agilidade, equilíbrio, lateralidade e noção de espaço e livre expressão;
  • Pesquisa direcionada: (Quais são as leituras que vocês preferem: gibis, livros de histórias, histórias em quadrinhos, poemas, dobraduras de uma história;
  • Pintura, desenho, recorte e colagem;
  • Assistir Vídeos com contos e histórias com uso do retroprojetor no Lied;
  • Contadores de histórias (mães, professores diferentes, convidados, etc);
  • Contos de histórias com: fantoches e casinha, avental, caixa mágica,

RECURSOS
  • CD de histórias;
  • Tapetes;
  • Fantoches de diversos tipos;
  • TNT;
  • Lápis de cor, giz de cera;
  • Papéis coloridos;
  • Tinta guache,
  • Cola, tesoura e pincel,
  • Massa de modelar;
  • Livros de contos de fadas e histórias infantis;
  • Materiais recicláveis entre outros;
  • Diferentes tipos de papel;
  • CDS, Retroprojetor, computador, notebook,
  • TV, DVD, data show, caixa de som, internet (downloadhistória do Linux);
  • Régua;
  • Download da história do hagaque...

CULMINÂNCIA:

Encerramento do projeto com um dia de apresentações de histórias (cada sala de recursos ficará responsável por uma apresentação).

AVALIAÇÃO

Acontecerá no decorrer do projeto de acordo com a participação dos alunos. Observar nos alunos os seguintes aspectos: interatividade com com os meios tecnológicos, participação compartilhada com os colegas, regras quanto o uso adequado das ferramentas, disciplina, organização, trabalho em equipe, responsabilidade e comprometimento em aprender a utilizar as ferramentas disponíveis na escola.