segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Projeto sobre Literatura na Sala de recuso

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Projeto sobre Literatura na Sala de Recurso 2012

Publico Alvo: Alunos da Sala de Recurso
Prof.: AEE: Maria da Penha Oliveira
Escola: EMEF“Novo tempo”
Período: 2º semestre de 2012

JUSTIFICATIVA
As  histórias  possuem  uma  magia  universal  que  é  a  capacidade  de  prender  a  atenção dos alunos. Quem não se lembra dos contos de fadas contados ou lidos pelo pai, mãe, tias,  avós  ou  professores?  Quem  não  se  lembra  das  histórias  contadas  remete-nos  a agradáveis  momentos  vividos  na  nossa  infância  e  que  com  certeza  gostaríamos  de cultivar  e  compartilhar  com  nossos  alunos.  E,  por  isso  pensou-se  em  explorar  um pouco  desse  maravilhoso  mundo  de  magia  e  encanto  proporcionado  pela  literatura.
Nesse  projeto  pretende-se,  relembrar  as  histórias  clássicas,  e  contos  que  fizeram parte  de  nossas  infâncias  e,  se  fazem  presentes  também  na  infância  de  nossos  filhos e/ou  alunos.  A  história  é  uma  importante  fonte  de  exploração  quando  utilizada  de forma  a  sensibilizar  a  percepção  e  o  senso  crítico  dos  alunos  leitores  ao  observar  seu trabalho  e  o  trabalho  dos  outros.
A  história  é  o  meio  no  qual  o  aluno  faz  uma  viagem  ao  mundo  dos  sonhos  e  do imaginário,  onde  se  podem  ter  todos  os  desejos  realizados,  portanto, desenvolveremos  na  sala  de  recursos  um  projeto  de  leituras  com  uma  variedade  de histórias,  dando  assim  a  oportunidade  de  sonhar,  viajar  e  se  apaixonar  pela  arte  de construir  e  ler  fabulosos  textos,  estimulando  ainda  mais  o  prazer  de  ler  utilizando  o meio tecnológicos, ou seja, o TIC.

OBJETIVO GERAL
Proporcionar  momentos  de  prazer  através  da  leitura,  ampliando  vocabulário  e  a organização de pensamentos utilizando os meios tecnológicos existente na escola.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Confrontar realidade e fantasia;
• Aguçar o prazer pela leitura e escrever de forma correta fazendo uso da escrita ou digital;
• Desenvolver a linguagem oral e a capacidade de ouvir;
• Organizar ideias e pensamentos;
• Ampliar o vocabulário;
• Oferecer e ensinar o uso dos meios tecnológicos da escola;
• Auxiliar como fazer pesquisa em sites seguros;

METODOLOGIA
  • Conhecer  as  diversas  variedades  de  Histórias  infantis  através  da  internet, inclusive no portal do Professor, BIOES, LINUS com histórias diferentes; 
  • Dar  ênfase  em  projetos  e  atividades  relacionadas  à  vida  real  dos  alunos, trabalhando  as  competências  e  habilidades  que  o  aluno  possui  respeitando  as suas diferenças.
  •  Manter uma rotina diária de trabalhos já que estes alunos são APAEE;
  • Atividades individuais e em grupo de acordo com a necessidade de cada um;
  • Roda  de  conversa  para  iniciar  a  contação  de  história,  tendo  com  ferramenta  a internet, para que haja de fato uma interação mais real para o discente;
  • Utilizar sempre recursos audiovisuais:  microfone, caixa amplificada em sala...;
  • As  atividades  devem  ser  explicadas  de  forma  lenta  e  tranquila,  repetindo quantas  vezes  forem  necessárias,  (a  repetição  e  rotina  de  aplicação  das atividades,  possui  grande  importância  no  desenvolvimento  deste  alunos públicos-alvo da Educação Especial;
  • Perguntar  ao  termino  da  leitura  da  historia  que  será  compartilhada,  dando oportunidade  de  cada  um  fazer  a  sua  leitura  de  mundo,  do  seu  jeito  e  o professor apenas mediando caso precise para não perder o gosto pela história;
  • Observar  como  o  aluno  reage  e  age  em  cada  situação  e  atividades  aplicadas, como  as  realiza;Estar  atento  para  auxiliá-lo,  para  que  desenvolva  uma  melhor forma de trabalho em duplas ou grupos em sala de aula; Pesquisar na interne a história;
  • Tentativa de escrita, leitura e releitura vivenciando momentos de descontração, alegria  e  aprendizado,  trabalhar  juntamente  com  o  aluno  a  auto  correção  de suas atividades;
  • Estimular o raciocínio e a atenção em relação ao texto, pintura com lápis de cor o desenho ampliado;
  • Utilizar  a  técnica  de  dramatizar  e  fazer  reconto,  oportunizar  a  criatividade,
  • imaginação,  humor,  leitura  individual,  em  grupo  e/ou  silenciosa,  compartilhada, etc;
  • Desenvolver habilidades sociais, desenvolver o hábito de ouvir com atenção;
  • Fazer  o  manuseio  do  computador  de  forma  adequada  com  intuito  de enriquecer e ampliar o vocabulário utilizando Slides de gravuras;
  • Desenvolver  raciocínio  lógico  matemático  através  de  vivências  e  experiências: física, agilidade, equilíbrio, lateralidade e noção de espaço e livre expressão;
  • Pesquisa  direcionada:  (Quais  são  as  leituras  que  vocês  preferem:  gibis,  livros de histórias, histórias em quadrinhos, poemas, dobraduras de uma história;
  • Pintura, desenho, recorte e colagem;
  • Assistir Vídeos com contos e histórias com uso do retroprojetor no Lied;
  • Contadores de histórias (mães, professores diferentes, convidados, etc);
  • Contos de histórias com: fantoches e casinha, avental, caixa mágica,

RECURSOS
  • CD de histórias;
  • Tapetes;
  • Fantoches de diversos tipos;
  • TNT;
  • Lápis de cor, giz de cera;
  • Papéiscoloridos;
  • Tinta guache,
  • Cola, tesoura e pincel,
  • Massa de modelar;
  • Livros de contos de fadas e histórias infantis;
  • Materiais recicláveis entre outros;
  • Diferentes tipos de papel;
  • CD’S, Retroprojetor, computador, notebook,
  • TV, DVD, data show, caixa de som, internet (download– história do Linux);
  • Régua;
  • Download da história do hagaque...

CULMINÂNCIA:
Encerramento  do  projeto  com  um  dia  de  apresentações  de  histórias  (cada  sala  de recursos ficará responsável por uma apresentação).

AVALIAÇÃO
Acontecerá  no  decorrer  do  projeto  de  acordo  com  a  participação  dos  alunos.
Observar  nos  alunos  os  seguintes  aspectos:  interatividade  com  com  os  meios tecnológicos,  participação  compartilhada  com  os  colegas,  regras  quanto  o  uso adequado  das  ferramentas,  disciplina,  organização,  trabalho  em  equipe, responsabilidade  e  comprometimento  em  aprender  a  utilizar  as  ferramentas disponíveis na escola.