segunda-feira, 29 de outubro de 2012
Projeto sobre Literatura na Sala de Recurso 2012
Publico Alvo: Alunos da Sala de Recurso
Prof.: AEE: Maria da Penha Oliveira
Escola: EMEF“Novo tempo”
Período: 2º semestre de 2012
JUSTIFICATIVA
As histórias possuem uma magia universal que é a capacidade de prender a atenção dos alunos. Quem não se lembra dos contos de fadas contados ou lidos pelo pai, mãe, tias, avós ou professores? Quem não se lembra das histórias contadas remete-nos a agradáveis momentos vividos na nossa infância e que com certeza gostaríamos de cultivar e compartilhar com nossos alunos. E, por isso pensou-se em explorar um pouco desse maravilhoso mundo de magia e encanto proporcionado pela literatura.
Nesse projeto pretende-se, relembrar as histórias clássicas, e contos que fizeram parte de nossas infâncias e, se fazem presentes também na infância de nossos filhos e/ou alunos. A história é uma importante fonte de exploração quando utilizada de forma a sensibilizar a percepção e o senso crítico dos alunos leitores ao observar seu trabalho e o trabalho dos outros.
A história é o meio no qual o aluno faz uma viagem ao mundo dos sonhos e do imaginário, onde se podem ter todos os desejos realizados, portanto, desenvolveremos na sala de recursos um projeto de leituras com uma variedade de histórias, dando assim a oportunidade de sonhar, viajar e se apaixonar pela arte de construir e ler fabulosos textos, estimulando ainda mais o prazer de ler utilizando o meio tecnológicos, ou seja, o TIC.
OBJETIVO GERAL
Proporcionar momentos de prazer através da leitura, ampliando vocabulário e a organização de pensamentos utilizando os meios tecnológicos existente na escola.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Confrontar realidade e fantasia;
• Aguçar o prazer pela leitura e escrever de forma correta fazendo uso da escrita ou digital;
• Desenvolver a linguagem oral e a capacidade de ouvir;
• Organizar ideias e pensamentos;
• Ampliar o vocabulário;
• Oferecer e ensinar o uso dos meios tecnológicos da escola;
• Auxiliar como fazer pesquisa em sites seguros;
METODOLOGIA
- Conhecer as diversas variedades de Histórias infantis através da internet, inclusive no portal do Professor, BIOES, LINUS com histórias diferentes;
- Dar ênfase em projetos e atividades relacionadas à vida real dos alunos, trabalhando as competências e habilidades que o aluno possui respeitando as suas diferenças.
- Manter uma rotina diária de trabalhos já que estes alunos são APAEE;
- Atividades individuais e em grupo de acordo com a necessidade de cada um;
- Roda de conversa para iniciar a contação de história, tendo com ferramenta a internet, para que haja de fato uma interação mais real para o discente;
- Utilizar sempre recursos audiovisuais: microfone, caixa amplificada em sala...;
- As atividades devem ser explicadas de forma lenta e tranquila, repetindo quantas vezes forem necessárias, (a repetição e rotina de aplicação das atividades, possui grande importância no desenvolvimento deste alunos públicos-alvo da Educação Especial;
- Perguntar ao termino da leitura da historia que será compartilhada, dando oportunidade de cada um fazer a sua leitura de mundo, do seu jeito e o professor apenas mediando caso precise para não perder o gosto pela história;
- Observar como o aluno reage e age em cada situação e atividades aplicadas, como as realiza;Estar atento para auxiliá-lo, para que desenvolva uma melhor forma de trabalho em duplas ou grupos em sala de aula; Pesquisar na interne a história;
- Tentativa de escrita, leitura e releitura vivenciando momentos de descontração, alegria e aprendizado, trabalhar juntamente com o aluno a auto correção de suas atividades;
- Estimular o raciocínio e a atenção em relação ao texto, pintura com lápis de cor o desenho ampliado;
- Utilizar a técnica de dramatizar e fazer reconto, oportunizar a criatividade,
- imaginação, humor, leitura individual, em grupo e/ou silenciosa, compartilhada, etc;
- Desenvolver habilidades sociais, desenvolver o hábito de ouvir com atenção;
- Fazer o manuseio do computador de forma adequada com intuito de enriquecer e ampliar o vocabulário utilizando Slides de gravuras;
- Desenvolver raciocínio lógico matemático através de vivências e experiências: física, agilidade, equilíbrio, lateralidade e noção de espaço e livre expressão;
- Pesquisa direcionada: (Quais são as leituras que vocês preferem: gibis, livros de histórias, histórias em quadrinhos, poemas, dobraduras de uma história;
- Pintura, desenho, recorte e colagem;
- Assistir Vídeos com contos e histórias com uso do retroprojetor no Lied;
- Contadores de histórias (mães, professores diferentes, convidados, etc);
- Contos de histórias com: fantoches e casinha, avental, caixa mágica,
RECURSOS
- CD de histórias;
- Tapetes;
- Fantoches de diversos tipos;
- TNT;
- Lápis de cor, giz de cera;
- Papéiscoloridos;
- Tinta guache,
- Cola, tesoura e pincel,
- Massa de modelar;
- Livros de contos de fadas e histórias infantis;
- Materiais recicláveis entre outros;
- Diferentes tipos de papel;
- CD’S, Retroprojetor, computador, notebook,
- TV, DVD, data show, caixa de som, internet (download– história do Linux);
- Régua;
- Download da história do hagaque...
CULMINÂNCIA:
Encerramento do projeto com um dia de apresentações de histórias (cada sala de recursos ficará responsável por uma apresentação).
AVALIAÇÃO
Acontecerá no decorrer do projeto de acordo com a participação dos alunos.
Observar nos alunos os seguintes aspectos: interatividade com com os meios tecnológicos, participação compartilhada com os colegas, regras quanto o uso adequado das ferramentas, disciplina, organização, trabalho em equipe, responsabilidade e comprometimento em aprender a utilizar as ferramentas disponíveis na escola.
Assinar:
Postagens (Atom)