sexta-feira, 11 de outubro de 2013

SIMPLES COMO AMAR - DEFICIENCIA MENTAL





Mundo autista - meu filho meu mundo

ASSISTEM ESSE FILME É LINDO OU SEJA REAL.

CASAMENTO DE UM CASAL COM SINDROME DE DOWN


COMO O AMOR É LINDO.

USO DA TECNOLOGIA PARA ALFABETIZAR



VEJA QUE DEPOIMENTO LEGAL - SOFTWARE PARA ALFABETIZAR PESSOAS COM SÍNDROME E DOWN

Sugestão de provas adaptadas de Ensino médio para APAEE



GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO

NOME: _________________________________________________________ SÉRIE/TURMA: ____________________
DATA: __________/_________/2013 PROFESSOR
VALOR: NOTA OBTIDA:

AVALIAÇÃO TRIMESTRAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: USAR CANETA ESFEROGRÁFICA PRETA OU AZUL, RASURAS NÃO SERÃO ACEITAS.


1 – Desenhe o goleiro defendendo a bola embaixo da trave na quadra de Futsal. (5,0)







2 – Um jogador chutou a bola e fez um gol. Que parte do corpo ele usou pra chutar a bola? (3,0)
A – Mão
B – Cabeça
C – Pé
D – Barriga

3 – Observe as figuras abaixo e marque aquela em que mostra um jogo de Futsal. (4,0)

   

 
5 – O que os jogadores calçam nos pés para jogar o Futsal? (4,0)
A – Chuteiras.
B – Chinelos.
C – Sapatos.
D – Tênis.




ALUNO (A): _________________________________________ PROFESSOR APLICADOR: ___________________________

SÉRIE/TURMA: _______________ DATA: ______/_____/2013.




Filosofia

Questão 01 - Marque o conjunto de objetos pertencem a religião.
a)


b)

c)

d)

Questão 02 - marque um X onde só tem lenda dos índios brasileiros
a)
b)
c)

Geografia

Questão 03 - Observe as imagens e ligue.

Energia Solar;


Energia Eólica;


Energia de Ondas;


Utiliza a força das ondas do mar;


Utiliza a força do vento;


Utiliza a luz do sol.



Questão 04 - Leia com atenção e explique a frase abaixo.
A migração é o movimento populacional que pode acontecer por tempo indeterminado ou não”.





História

Questão 05 - Olhe a figura e marque qual é a resposta correta:

  1. Os homens estão jogando bola.
  2. Os homens estão andando de carro.
  3. Os homens estão realizando um sacrifício humano arrancando o coração de um deles.
  4. Os homens estão andando na lua.
  5. Os homens estão nadando no mar.

Questão 06 - Marque com um x a figura que representa um guerreiro inca.

a)

b)
c)

d)

e)
Sociologia

Questão 07 - Observando a imagem marque com um “x” a opção correta:


  1. Representa a desunião entre culturas .
  2. Ilustra a pouca variedade cultural.
  3. Representa a variedade cultural e a união existente entre vários povos.

Questão 08 - observe a imagem a seguir e indique a cultura que ela representa:
O que a imagem representa?___________________

Questão 09 - Marque com um “x” se a imagem acima representa um elemento da cultura:
  1. Indígena.
  2. Africana.
  3. Portuguesa.
  4. Europeia.

1º ano FÍSICA


2) Leia o quadrinho a seguir:

De acordo com a imagem:
a) Garfield não sabe o que é gravidade.
b) Para reduzir o peso o gato Garfield vai para um planeta com menor gravidade.
c) O dono de Garfield acha que peso e massa são iguais.
d) Para emagrecer Garfield deveria ir para um planeta com gravidade maior.
e) O peso de um corpo não muda com a gravidade.


FÓRMULAS:
F = m . a
1) Calcule a massa do corpo apresentado no gráfico


a) 10 (RESPOSTA)
b) 6
c) 2
d) 0,4
e) 0,1


3) 4. Duas pessoas empurram uma caixa de 5 Kg com forças F1 = 10N e F2 = 8N,como mostra na figura.


A força resultante é:

a) 20 N
b) 18 N
c) 2 N
d) 12 N
e) 50 N


4) O elevador da figura abaixo faz força para baixo de 10000N e a força de tração para cima é de 10000 N.

O que acontece com o elevador?
a) Está parado. (RESPOSTA)
b) Está em movimento.
c) Está acelerando.
d) Está freando.
e) Acelera e freia.

 AVALIAÇÃO DE HISTORIA

NOME: ____________________________________________ DATA: ___________________


1- Dos fatores a seguir, qual NÃO constitui uma das causas que motivaram a independência do Brasil.
a) Ideais iluministas.
b) Independência da Alemanha.
c) Independência dos Estados Unidos.
d) Choque de interesses entre as elites rurais e mercantis.
e) Pacto colonial.

2- Relacione as palavras do quadro abaixo com suas respectivas definições. Atenção: nem todas as palavras serão utilizadas.
Tiradentes – Algodão – Iluminismo – Pacto colonial – Impostos – Açúcar – Despotismo – Antônio Conselheiro



a) No século XVII Portugal perdeu o monopólio da produção desse gênero agrícola. ____________________
b) O processo de independência do Brasil sofreu forte influência desse movimento. _____________________
c) Um dos líderes da Inconfidência Mineira. __________________
d) Eram cobrados sobre a extração de ouro e diamantes. _______________
e) Seu principal objetivo era garantir que a riqueza da colônia fosse transferida para a metrópole. ____________

3- Assinale a afirmativa que indica os impostos cobrados sobre a mineração no período colonial.
a) Quarto, calefação e derrama.
b) Quinto, monopólio real e IPVA.
c) Quinto, capitação e derrama.
d) ICMS, quinto e derrama.
e) Capitação, quinto e calefação.


4- Leia o trecho com atenção.
[...]O aumento da opressão metropolitana devido ao pacto colonial se chocava com o crescimento econômico da colônia, estimulado pela exploração do ouro na região das minas e pelo desenvolvimento agrícola em várias capitanias. Os produtores que enriqueceram com as exportações agrícolas estavam descontentes com o controle português.
Fonte: Projeto Araribá: história/ensino fundamental obra coletiva. Editora Moderna – São Paulo, 2007.
  • Qual fator que levou à independência do Brasil é citado no texto.
a) O pacto colonial, que tornou-se incompatível com a nova realidade da colônia.
b) A independência dos EUA, que mostrou que uma colônia poderia ser independente.
c) A Revolução Francesa que divulgou os ideais de “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”.
d) O parlamento português, que exigiu o fim do período colonial.
e) A pressão inglesa pela independência do Brasil.
5- Preencha o mapa conceitual referente à Inconfidência Mineira.






6- Leia com atenção o texto referente às Conjurações Mineira e Baiana.
A opressão _______ foi um dos motivos do descontentamento dos conjurados _________. O movimento contou com grande participação de homens ________, influenciados pelas ideias ________ de liberdade e igualdade. Entre as propostas defendidas por eles estava o perdão das _______ com a Fazenda Real e a proclamação de uma ______ nas Minas Gerais. Já o movimento _______ possuía um forte caráter _______ e foi motivado principalmente pela carestia dos _______. Entre as propostas dos conjurados da Bahia estavam o fim da ________, a liberdade de ________ e a proclamação da república.
  • As palavras que preenchem as lacunas dando um sentido coeso e coerente ao texto, são respectivamente:
a) Iluministas, mineiros, mulatos, república, escravos, letrados, escravos, comércio, baiano, Tiradentes, dívidas.
b) Fiscal, mineiros, letrados, iluministas, dívidas, república, baiano, popular, alimentos, escravidão, comércio.
c) Dívidas, mineiros, mulatos, república, escravos, letrados, escravos, comércio, baiano, Tiradentes, iluministas.
d) Fiscal, mineiros, letrados, iluministas, dívidas, república, baiano, popular, comércio, escravidão, alimentos.
e) Fiscal, iluministas, letrados, mineiros, dívidas, república, baiano, popular, alimentos, escravidão, comércio.




GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO
NOME: _____________________________SÉRIE/TURMA: 1 M___________DATA: _____/___/2013 PROFESSOR: _______________________________ VALOR: PONTOS AVALIAÇÃO DE QUÍMICA /2ºTRIMESTRE - MATUTINO
Obs. Usar caneta esferográfica preta ou azul, rasuras não serão aceitas.

Questão 1- Procure na tabela periódica, escreva o nome dos elementos abaixo:
a)Al → b)K → c)N →
d)C → e)S → f)O →

Questão 2- Localize na tabela e escreva os símbolos.
a)Sódio → b)Cálcio → c)Fósforo → d)Ferro →

Questão 3- Observe as figuras e responda:
a)Escreva nome de pelo menos três frutas ricas em elementos químicos( sais minerais ).

1- _______________________
2- ________________________
3- ________________________
b)Escreva o nome ou símbolo de pelo menos três elementos químicos encontrados nas frutas acima.

1- _______________________
2- _______________________
3- _______________________


Questão 4- Observe a Pirâmide Alimentar e faça o que se pede:
a)Faça um circulo no grupo que representa as carnes
b)Faça um X no grupo que representa as sementes
c)Faça um traço no grupo que representa as frutas.
 

GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO
NOME: _____________________________SÉRIE/TURMA: 1 M___________DATA: _____/___/2013 PROFESSOR: _______________________________ VALOR: PONTOS AVALIAÇÃO DE QUÍMICA /2ºTRIMESTRE - MATUTINO
Obs. Usar caneta esferográfica preta ou azul, rasuras não serão aceitas.

Questão 1- Procure na tabela periódica, escreva o nome dos elementos abaixo:
a)Al → b)K → c)N →
d)C → e)S → f)O →

Questão 2- Localize na tabela e escreva os símbolos.
a)Sódio → b)Cálcio → c)Fósforo → d)Ferro →

Questão 3- Observe as figuras e responda:
a)Escreva nome de pelo menos três frutas ricas em elementos químicos( sais minerais ).

1- _______________________
2- ________________________
3- ________________________
b)Escreva o nome ou símbolo de pelo menos três elementos químicos encontrados nas frutas acima.

1- _______________________
2- _______________________
3- _______________________


Questão 4- Observe a Pirâmide Alimentar e faça o que se pede:
a)Faça um circulo no grupo que representa as carnes
b)Faça um X no grupo que representa as sementes
c)Faça um traço no grupo que representa as frutas.


AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA
NOME; ________________________________________________ DATA; ____________

1 - Uma população pode ser classificada segundo alguns aspectos como: religião, etnia, local de moradia, atividade econômica, faixa etária e gênero. Qual a diferença entre uma população e uma nação?
População

Nação

2 - Sabemos que o dinamismo da população mundial é intenso, difuso e desigual. Cite três consequências do crescimento demográfico no mundo.


3 - Populoso e povoado são conceitos a serem considerados quanto à população de um país. Marque X na resposta incorreta.
  1. Um país é considerado populoso quando possui um grande número total de habitantes.
  2. Um país é considerado povoado quando relaciona a população absoluta à população relativa.
  3. O Brasil é um país povoado, por possuir uma grande extensão territorial.

4 - É bem provável que o aumento populacional logo após a Revolução Industrial tenha ocorrido não somente em função da queda das taxas de mortalidade, mas em função também de um incremento nas de natalidade. Comente essa afirmação.

5 - As conquistas femininas redefiniram o papel social da mulher. A sua maior participação no mercado de trabalho e, consequentemente, no orçamento doméstico, provocou também uma redefinição de seu papel perante a família. Invalidou-se a visão do homem como "chefe da casa" nas sociedades modernas.

É consequência do fenômeno citado no texto:
a) a redução das taxas de natalidade.
b) o aumento do desemprego.
c) o aumento da economia informal.
d) o incremento do subemprego.
e) a diminuição do desemprego.

6 - A pirâmide etária também conhecida como pirâmide populacional é uma ilustração gráfica que mostra a distribuição dos diferentes grupos etários, em uma população. A estrutura etária de uma população costuma se dividir em três faixas. Explique quais são as três faixas de uma pirâmide etária.




7 - Observe as pirâmides etárias referentes ao Brasil. Quais as mudanças ocorrida com relação a faixa etária da população brasileira de 1970 a 2000?




Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes”.