sexta-feira, 11 de outubro de 2013
USO DA TECNOLOGIA PARA ALFABETIZAR
VEJA QUE DEPOIMENTO LEGAL - SOFTWARE PARA ALFABETIZAR PESSOAS COM SÍNDROME E DOWN
Sugestão de provas adaptadas de Ensino médio para APAEE
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃOESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIONOME: _________________________________________________________ SÉRIE/TURMA: ____________________DATA: __________/_________/2013 PROFESSORVALOR: NOTA OBTIDA:AVALIAÇÃO TRIMESTRAL DE EDUCAÇÃO FÍSICAOBSERVAÇÕES IMPORTANTES: USAR CANETA ESFEROGRÁFICA PRETA OU AZUL, RASURAS NÃO SERÃO ACEITAS.1 – Desenhe o goleiro defendendo a bola embaixo da trave na quadra de Futsal. (5,0)2 – Um jogador chutou a bola e fez um gol. Que parte do corpo ele usou pra chutar a bola? (3,0)
A – MãoB – CabeçaC – PéD – Barriga
3 – Observe as figuras abaixo e marque aquela em que mostra um jogo de Futsal. (4,0)
5 – O que os jogadores calçam nos pés para jogar o Futsal? (4,0)A – Chuteiras.B – Chinelos.C – Sapatos.D – Tênis.
ALUNO
(A):
_________________________________________ PROFESSOR
APLICADOR:
___________________________
SÉRIE/TURMA:
_______________
DATA:
______/_____/2013.
Filosofia
Questão
01 - Marque
o conjunto de objetos pertencem a religião.
a)
b)
c)
d)
Questão
02 - marque
um X onde só tem lenda dos índios brasileiros
a)
b)
c)
Geografia
Questão
03 - Observe
as imagens e ligue.
Energia
Solar;
Energia
Eólica;
Energia
de Ondas;
Utiliza
a força das ondas do mar;
Utiliza
a força do vento;
Utiliza
a luz do sol.
Questão
04 - Leia
com atenção e explique a frase abaixo.
“A
migração é o movimento populacional que pode acontecer por tempo
indeterminado ou não”.
História
Questão
05 - Olhe
a figura e marque qual é a resposta correta:
- Os homens estão jogando bola.
- Os homens estão andando de carro.
- Os homens estão realizando um sacrifício humano arrancando o coração de um deles.
- Os homens estão andando na lua.
- Os homens estão nadando no mar.
Questão
06 - Marque
com um x a figura que representa um guerreiro inca.
a)
b)
c)
d)
e)
Sociologia
Questão
07 - Observando
a imagem marque com um “x” a opção correta:
- Representa a desunião entre culturas .
- Ilustra a pouca variedade cultural.
- Representa a variedade cultural e a união existente entre vários povos.
Questão
08 - observe
a imagem a seguir e indique
a cultura
que ela representa:
O que a imagem
representa?___________________
Questão
09 - Marque
com um “x” se a imagem acima representa um elemento da cultura:
- Indígena.
- Africana.
- Portuguesa.
- Europeia.
1º ano FÍSICA
2)
Leia o quadrinho a seguir:
De
acordo com a imagem:
a)
Garfield não sabe o que é gravidade.
b)
Para reduzir o peso o gato Garfield vai para um planeta com menor
gravidade.
c)
O dono de Garfield acha que peso e massa são iguais.
d)
Para emagrecer Garfield deveria ir para um planeta com gravidade
maior.
e)
O peso de um corpo não muda com a gravidade.
FÓRMULAS:
F = m . a
1) Calcule a massa
do corpo apresentado no gráfico
a) 10 (RESPOSTA)
b) 6
c) 2
d) 0,4
e) 0,1
3) 4.
Duas pessoas empurram uma caixa de 5 Kg com forças F1 = 10N e F2 =
8N,como mostra na figura.
A força
resultante é:
a) 20 N
b) 18 N
c) 2 N
d) 12 N
e) 50 N
4) O elevador da figura
abaixo faz força para baixo de 10000N e a força de
tração para cima é de 10000 N.
O que acontece com o
elevador?
a) Está parado.
(RESPOSTA)
b) Está em movimento.
c) Está acelerando.
d) Está freando.
e) Acelera e freia.
AVALIAÇÃO DE HISTORIA
NOME: ____________________________________________ DATA: ___________________
1-
Dos fatores a seguir, qual NÃO constitui uma das causas que
motivaram a independência do Brasil.
a)
Ideais iluministas.
b)
Independência da Alemanha.
c)
Independência dos Estados Unidos.
d)
Choque de interesses entre as elites rurais e mercantis.
e)
Pacto colonial.
2-
Relacione as palavras do quadro abaixo com suas respectivas
definições. Atenção: nem todas as palavras serão utilizadas.
Tiradentes
– Algodão – Iluminismo – Pacto colonial – Impostos –
Açúcar – Despotismo – Antônio Conselheiro
a)
No século XVII Portugal perdeu o monopólio da produção desse
gênero agrícola. ____________________
b)
O processo de independência do Brasil sofreu forte influência desse
movimento. _____________________
c)
Um dos líderes da Inconfidência Mineira. __________________
d)
Eram cobrados sobre a extração de ouro e diamantes. _______________
e)
Seu principal objetivo era garantir que a riqueza da colônia fosse
transferida para a metrópole. ____________
3-
Assinale a afirmativa que indica os impostos cobrados sobre a
mineração no período colonial.
a)
Quarto, calefação e derrama.
b)
Quinto, monopólio real e IPVA.
c)
Quinto, capitação e derrama.
d)
ICMS, quinto e derrama.
e)
Capitação, quinto e calefação.
4-
Leia o trecho com atenção.
[...]O
aumento da opressão metropolitana devido ao pacto colonial se
chocava com o crescimento econômico da colônia, estimulado pela
exploração do ouro na região das minas e pelo desenvolvimento
agrícola em várias capitanias. Os produtores que enriqueceram com
as exportações agrícolas estavam descontentes com o controle
português.
Fonte:
Projeto Araribá: história/ensino fundamental obra coletiva. Editora
Moderna – São Paulo, 2007.
- Qual fator que levou à independência do Brasil é citado no texto.
a) O pacto colonial, que
tornou-se incompatível com a nova realidade da colônia.
b) A independência dos
EUA, que mostrou que uma colônia poderia ser independente.
c) A Revolução Francesa
que divulgou os ideais de “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”.
d) O parlamento
português, que exigiu o fim do período colonial.
e) A pressão inglesa
pela independência do Brasil.
5- Preencha o mapa
conceitual referente à Inconfidência Mineira.
6-
Leia com atenção o texto referente às Conjurações Mineira e
Baiana.
A
opressão _______ foi um dos motivos do descontentamento dos
conjurados _________. O movimento contou com grande participação de
homens ________, influenciados pelas ideias ________ de liberdade e
igualdade. Entre as propostas defendidas por eles estava o perdão
das _______ com a Fazenda Real e a proclamação de uma ______ nas
Minas Gerais. Já o movimento _______ possuía um forte caráter
_______ e foi motivado principalmente pela carestia dos _______.
Entre as propostas dos conjurados da Bahia estavam o fim da ________,
a liberdade de ________ e a proclamação da república.
- As palavras que preenchem as lacunas dando um sentido coeso e coerente ao texto, são respectivamente:
a)
Iluministas, mineiros, mulatos, república, escravos, letrados,
escravos, comércio, baiano, Tiradentes, dívidas.
b)
Fiscal, mineiros, letrados, iluministas, dívidas, república,
baiano, popular, alimentos, escravidão, comércio.
c)
Dívidas, mineiros, mulatos, república, escravos, letrados,
escravos, comércio, baiano, Tiradentes, iluministas.
d)
Fiscal, mineiros, letrados, iluministas, dívidas, república,
baiano, popular, comércio, escravidão, alimentos.
e)
Fiscal, iluministas, letrados, mineiros, dívidas, república,
baiano, popular, alimentos, escravidão, comércio.
SECRETARIA
DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA
ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO
NOME:
_____________________________SÉRIE/TURMA:
1
M___________DATA:
_____/___/2013
PROFESSOR:
_______________________________
VALOR:
PONTOS
AVALIAÇÃO
DE QUÍMICA /2ºTRIMESTRE - MATUTINO
Obs.
Usar caneta esferográfica preta ou azul, rasuras não serão
aceitas.
|
Questão
1- Procure na tabela periódica, escreva o nome dos elementos
abaixo:
a)Al
→ b)K →
c)N →
d)C
→ e)S →
f)O →
Questão
2- Localize na tabela e escreva os símbolos.
a)Sódio
→ b)Cálcio → c)Fósforo →
d)Ferro →
Questão
3- Observe as figuras e responda:
a)Escreva
nome de pelo menos três frutas ricas em elementos químicos( sais
minerais ).
1-
_______________________
2-
________________________
3-
________________________
b)Escreva
o nome ou símbolo de pelo menos três elementos
químicos
encontrados nas frutas acima.
1-
_______________________
2-
_______________________
3-
_______________________
Questão
4- Observe a Pirâmide
Alimentar e
faça o que se pede:
a)Faça
um circulo
no grupo que representa as carnes
b)Faça
um X
no
grupo que representa as
sementes
c)Faça
um traço
no grupo que representa as frutas.
SECRETARIA
DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA
ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO
NOME:
_____________________________SÉRIE/TURMA:
1
M___________DATA:
_____/___/2013
PROFESSOR:
_______________________________
VALOR:
PONTOS
AVALIAÇÃO
DE QUÍMICA /2ºTRIMESTRE - MATUTINO
Obs.
Usar caneta esferográfica preta ou azul, rasuras não serão
aceitas.
|
Questão
1- Procure na tabela periódica, escreva o nome dos elementos
abaixo:
a)Al
→ b)K →
c)N →
d)C
→ e)S →
f)O →
Questão
2- Localize na tabela e escreva os símbolos.
a)Sódio
→ b)Cálcio → c)Fósforo →
d)Ferro →
Questão
3- Observe as figuras e responda:
a)Escreva
nome de pelo menos três frutas ricas em elementos químicos( sais
minerais ).
1-
_______________________
2-
________________________
3-
________________________
b)Escreva
o nome ou símbolo de pelo menos três elementos
químicos
encontrados nas frutas acima.
1-
_______________________
2-
_______________________
3-
_______________________
Questão
4- Observe a Pirâmide
Alimentar e
faça o que se pede:
a)Faça
um circulo
no grupo que representa as carnes
b)Faça
um X
no
grupo que representa as
sementes
c)Faça
um traço
no grupo que representa as frutas.
AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA
NOME; ________________________________________________ DATA; ____________
1 - Uma população pode ser
classificada segundo alguns aspectos como: religião, etnia, local de
moradia, atividade econômica, faixa etária e gênero. Qual a
diferença entre uma população e uma nação?
População
Nação
2
- Sabemos que o dinamismo
da população mundial é intenso, difuso e desigual. Cite três
consequências do crescimento demográfico no mundo.
3 - Populoso e povoado são conceitos
a serem considerados quanto à população de um país. Marque X na
resposta incorreta.
- Um país é considerado populoso quando possui um grande número total de habitantes.
- Um país é considerado povoado quando relaciona a população absoluta à população relativa.
- O Brasil é um país povoado, por possuir uma grande extensão territorial.
4 - É bem provável que o aumento
populacional logo após a Revolução Industrial tenha ocorrido não
somente em função da queda das taxas de mortalidade, mas em função
também de um incremento nas de natalidade. Comente essa afirmação.
5
- As conquistas femininas redefiniram o papel social da mulher. A sua
maior participação no mercado de trabalho e, consequentemente, no
orçamento doméstico, provocou também uma redefinição de seu
papel perante a família. Invalidou-se a visão do homem como "chefe
da casa" nas sociedades modernas.
É
consequência do fenômeno citado no texto:
a)
a redução das taxas de natalidade.
b)
o aumento do desemprego.
c)
o aumento da economia informal.
d)
o incremento do subemprego.
e)
a diminuição do desemprego.
6
- A pirâmide etária também conhecida como pirâmide populacional é
uma ilustração gráfica que mostra a distribuição dos diferentes
grupos etários, em uma população. A estrutura etária de uma
população costuma se dividir em três faixas. Explique quais são
as três faixas de uma pirâmide etária.
7
- Observe as pirâmides etárias referentes ao Brasil. Quais as
mudanças ocorrida com relação a faixa etária da população
brasileira de 1970 a 2000?
“Não
há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes”.
Assinar:
Postagens (Atom)